Chás: tradição milenar no tratamento de doenças

O chá é uma bebida que traz inúmeros benefícios para a saúde porque é feito a partir da infusão de ervas com propriedades medicinais úteis para prevenir e ajudar no tratamento diversas doenças. Eles atuam de diversas formas podendo ter propriedades calmantes, estimulantes, diuréticas ou expectorantes, por exemplo.

Qual a origem do chá?

Os chás têm tradição milenar e sua origem remete a várias lendas antigas. A mais famosa diz que o imperador chinês Shen Nung descobriu esta bebida acidentalmente quando, fervendo água à sombra de uma árvore, algumas folhas caíram no recipiente. Já os indianos atribuem o descobrimento ao Príncipe Bodhi-Dharma que, doente e fraco, recolheu algumas folhas de uma árvore e saboreou sua infusão, aproveitando de suas propriedades de cura.

Hoje, o que sabemos é que ao longo de 5000 anos o chá se popularizou e foi comercializado, se tornando uma das bebidas mais consumidas ao redor do mundo. Sua importância foi tamanha que foi a causa de muitos conflitos até mesmo políticos.

Seu uso medicinal

Cada planta é uma usina de princípios ativos, que podem ou não trazer benefícios ao ser humano e os chás são uma forma muito eficiente de extrair suas propriedades, por meio da infusão ou da decocção. É uma bebida que, consumida sem açúcar, não tem caloria e é rica em minerais e antioxidantes naturais trazendo diversos benefícios para o corpo como por exemplo:

  • Emagrecimento
  • Auxílio na digestão
  • Aumento da imunidade
  • Alívio de sintomas de gripes e resfriados
  • Efeito Calmante
  • Efeito analgésico e anti-inflamatório

Benefícios

De maneira geral, todos os chás, se consumidos da maneira correta trazem algum benefício a saúde. Ervas como o chá verde ou o gengibre, por possuírem propriedades diuréticas são ótimas para diminuir inchaços e ajudar no emagrecimento, além de combater o envelhecimento das células e ajudar na prevenção do câncer. Já o hibisco, além de ser termogênico, ajuda a diminuir a pressão arterial contribuindo para a saúde do coração.

Os chás também servem como calmantes ou estimulantes. Uma boa xícara de chá mate pode substituir o café a ajudar a manter a concentração ao longo dia, já se investir em camomila e maracujá é possível que se tenha uma boa noite de sono.

Como preparar

Para aproveitar todos os benefícios que um chá pode proporcionar é necessário ficar atento ao seu modo de preparo. O mais comum é a infusão, que consiste em manter a erva submersa em água quente por cerca de cinco minutos, mas esse tipo de preparo é utilizado principalmente para folhas, flores ou partes floridas e devem ser preparadas em doses individuais e consumidas logo em seguida.

Já para semente, cascas e raízes é mais indicado a decocção, processo que deixa o insumo em fervura por pelo menos dez minutos.

Se feitos com ervas frescas ou desidratas, os chás duram até 24 horas, devem ser mantidos em garrafas de vidros e podem ser consumidos gelados. No caso dos sachês não é recomendado que se guarde por muito tempo e de preferência seja consumido na hora.

Mas mesmo sendo naturais, muitos chás podem apresentar contraindicações. Gestantes, lactantes e pessoas que fazem uso de medicamentos devem sempre consultar seus médicos sobre o tipo de chá que podem consumir. Por isso é sempre importante seguir orientações de profissionais, não consumir doses acima do indicado e não substituir o tratamento convencional.

Mantenha sempre uma rotina saudável e equilibrada com Produtos Naturais Farma Viva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *