Suplementos vitamínicos, seus benefícios e porque vale a pena manipular
Com a correria do dia a dia fica cada vez mais difícil consumirmos a quantidade ideal de vitaminas que o nosso organismo precisa, não é mesmo? E é aí que entram os suplementos vitamínicos para auxiliar.
Segundo estudo da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), o consumo desse tipo de produto suplementar cresceu 10% no país nos últimos anos.
A intenção por trás do consumo de multivitamínicos também foi investigada pela Abiad. Os dados mostram que 85% das pessoas utilizaram esses produtos em busca de uma melhora na imunidade e na saúde em geral. Já 69% alegam consumir suplementos para potencializar o desempenho em atividades físicas.
Mas afinal, o que é suplemento vitamínico?
No geral, uma dieta equilibrada já é suficiente para que o organismo tenha acesso aos nutrientes necessários para funcionar bem. Porém, nem sempre é possível adotar uma dieta tão completa assim. E é aí que entram os suplementos vitamínicos de A a Z.
Eles são recomendados para pessoas que não conseguem ingerir diariamente as quantidades ideais de vitaminas e minerais na alimentação.
Há também os casos de pessoas que possuem distúrbios que as impedem de absorver corretamente todos os nutrientes de cada refeição.
Além disso, pessoas idosas costumam apresentar maior dificuldade de absorção de nutrientes, sendo recomendado o uso de multivitamínicos.
Benefícios dos suplementos
Ao escolher o melhor suplemento e seguir as recomendações do médico ou nutricionista, você pode experimentar benefícios que incluem:
– Fortalecimento do sistema imunológico, prevenindo doenças e auxiliando na recuperação do organismo
– Funcionamento adequado do sistema digestivo
– Melhoria na qualidade do sono
– Diminuição da queda e da quebra dos cabelos
– Combate ao ressecamento da pele
– Melhoria na memória e outras funções cognitivas
– Aumento do desempenho na prática de esportes
– Menos fadiga e mais disposição
– Maior sensação de bem-estar e felicidade
– Fortalecimento dos ossos
Será que vale a pena manipular os suplementos vitamínicos?
A resposta é sim! Afinal cada pessoa tem suas particularidades por causa da genética ou rotina e estilo de vida. Além disso, alguns absorvem menos um determinado substrato, enquanto outros absorvem mais e assim por diante. Dessa forma, o consumo de vitaminas não pode ser generalizado.
Dentre as vantagens de manipular esses suplementos estão:
– Personalização: É uma vitamina que será feita com base em suas características únicas e mais adequadas para a suas necessidades.
– Diferentes formatos: Outra grande vantagem é que eles podem ser fabricados em diversas formas farmacêuticas de acordo com a necessidade do paciente. Pode ser em cápsula, pastilha, sublingual, de liberação prolongada, solução, gomas, sem glúten, sem corantes, com ou sem sabor, com ou sem essência e outros a depender da substância.
Isso traz muitos benefícios, ajudando na adesão ao tratamento, melhorando a absorção da substância, atendendo à necessidade de forma individualizada.
– Rótulo informativo: No rótulo da fórmula manipulada, você encontrará todas as informações que precisa de forma clara. Lá, terá o nome da substância principal, componentes e dosagens específicas, a posologia e também o seu nome. Essa é uma ótima maneira de evitar que outras pessoas consumam seu medicamento.
– Melhor custo-benefício: Além das vantagens já mencionadas, o preço das fórmulas manipuladas também costuma ser mais acessíveis aos bolsos, isso ocorre, pois, a quantidade e a dosagem vão ser produzida exatamente como foi prescrita e a qual a pessoa precisa, evitando sobras e desperdício.