Açúcar: conheça a variedade e as diferenças

O açúcar é uma substância muito presente na nossa alimentação, tanto em doces – como balas e chocolates – como nas frutas ou nos carboidratos. Ele também é usado em bebidas energéticas, na elaboração de bebidas alcoólicas e como opção para adoçar sucos, chás e cafés.

A origem do açúcar

Na antiguidade, o açúcar não passava de uma exótica especiaria, sendo utilizado apenas como tempero ou remédio e apenas ganhou valor quando, na Europa, a partir do Século XV, passou a ser usado para doçar bebidas como chás e cafés. Em 1493, Cristóvão Colombo iniciou o cultivo da cana-de-açúcar nas Antilhas e, a partir daí, a história do açúcar no mundo ganhou novas dimensões.

Ao longo da história e ao redor do mundo é possível encontrar diversos tipos de açúcar que são diferentes em relação à sua matéria prima e ao seu processo, possuindo também benefícios diversos que variam de acordo com cada tipo.

Tipos de açúcar e seus benefícios

  • Açúcar refinado: obtido a partir da dissolução do açúcar cristal, o tipo refinado possui as mesmas características: alto teor calórico e baixo nível de nutrientes.
  • Açúcar mascavo: contém a mesma quantidade de calorias que o cristal e o refinado, mas não passa por nenhum processo de coloração, sendo composto por cristais mais escuros. Por essa razão, preserva as vitaminas e os minerais originais do caldo de cana e é capaz de adoçar tão bem quanto o açúcar branco.
  • Açúcar demerara: parecido com o mascavo, o demerara se diferencia por passar apenas por um leve refinamento, o que mantém sua coloração mais escura, preservando o valor nutricional do produto, e com um sabor parecido com o do refinado. É um dos tipos mais caros, porém uma das melhores opções para o organismo, pois possui um baixo índice glicêmico e muitos nutrientes.
  • Açúcar orgânico: com o mesmo teor calórico do açúcar branco, o tipo orgânico não conta com aditivos artificiais, fertilizantes químicos ou agrotóxicos em nenhuma etapa da sua produção e, por isso, apresenta uma coloração mais escura e um formato mais grosso, preservando os nutrientes e vitaminas.
  • Açúcar de beterraba: obtido através do xarope da beterraba-sacarina, esse açúcar se destaca por ser mais nutritivo. Ao contrário do açúcar refinado, ele não perde muitas vitaminas e minerais no processo de produção, conservando melhor os antioxidantes e fibras da raiz.
  • Açúcar de coco: obtido a partir da seiva do coco, não apresenta conservantes e nem passa por processo de refinamento, por isso é considerado pouco processado e conserva a maioria dos seus nutrientes. É rico em vitaminas (B1, B2, B3 e B6) e minerais, como zinco, ferro, cálcio e potássio. Apesar de ter a mesma quantidade de calorias que o açúcar mascavo, ele conta com um baixo índice glicêmico e alta capacidade adoçante. No entanto, seu sabor não é tão semelhante ao do açúcar branco e seu preço de mercado é um pouco mais elevado.

Açúcar e saúde

Em questões de saúde, as melhores opções de açúcar são os de coloração mais escura, pois não passam por processos de refinamento e nem por adição de complementos artificiais, conservando os nutrientes originais da matéria-prima. Porém, independente do processamento, o produto deve ser consumido sempre com moderação, especialmente o açúcar branco que pode causar problemas como:

  1. Cáries nos dentes
  2. Obesidade
  3. Diabetes
  4. Colesterol alto
  5. Gordura no fígado

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que apenas 5% da alimentação total do dia seja composta por açúcar e mesmo os açúcares considerados mais saudáveis obedecem a esse valor para que haja uma intensidade maior no combate à obesidade e doenças dentárias. 

Por isso, sempre que possível, prefira substituir o açúcar branco refinado por outros tipos ou por produtos naturais como mel ou melaço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *