Quais as vantagens dos produtos manipulados
Produtos e medicamentos manipulados tem ganhado cada vez mais a preferência da população, principalmente quando falamos na possibilidade de associar medicamentos e suplementos em uma única fórmula. Dessa maneira é possível otimizar o tratamento e, além de trazer facilidade, muitas vezes torna-se também mais econômico para o paciente.
Como são feitos os medicamentos manipulados
Esses produtos são feitos em farmácias especializadas e são produzidos a partir de prescrições e orientação de médicos que, com base nas necessidades do organismo e das eventuais patologias, apresentam uma fórmula específica de componentes que serão combinados sob medida com dosagem própria e particular.
Quais os benefícios de utilizar medicamentos manipulados:
- Diferentes usos
Além de um tratamento sob medida, quem utiliza os medicamentos manipulados não precisa necessariamente estar doente, isso porque essas fórmulas, altamente versáteis, podem apresentar diversos propósitos para a saúde e o bem-estar do consumidor como o uso de suplementos e produtos estéticos de forma segura e personalizada, que ajudam a eliminar gordura e fortalecer unhas e cabelos, por exemplo.
- Medicamentos e rótulos personalizados
As fórmulas são únicas e específicas para as necessidades, se adequando à patologia e/ou objetivos de cada pessoa. Os rótulos, também personalizados com informações como o nome do paciente, as substâncias dos produtos, suas dosagens e a posologia, tornam a utilização ainda mais segura e fácil.
A manipulação também permite produzir os medicamentos em diferentes formas como em gotas, cápsulas, cremes e outros, de maneira a se adequar às preferências e necessidades do cliente.
- Custo-benefício
Em geral, os produtos manipulados oferecem um custo muito menor quando comparados com os remédios industrializados. Ao contrário dos medicamentos comuns, marca e laboratório não interferem no preço final do produto, além disso, por serem feitos sob medida, a quantidade vendida é exatamente a necessária para o tratamento, evitando assim que o consumidor pague por produtos a mais.
Relação dos manipulados com o meio ambiente
Atualmente tem estado cada vez mais em pauta questões relacionadas à preservação ambiental e ao posicionamento eco-friendly das marcas. No caso dos manipulados, há uma grande preocupação com o desperdício e o descarte de produtos químicos. As farmácias e laboratórios passam por um rigoroso monitoramento de produção e, em geral, os produtos são feitos para “não sobrar”.