Minoxidil: o que é esse ativo que revoluciona a queda de cabelo
Seus fios de cabelo caem mais do que o normal? Se você já se fez essa pergunta, certamente começou a se preocupar com um fenômeno, que geralmente afeta 73% dos homens e 57% das mulheres com até 80 anos de idade.
O que é queda de cabelo?
O que, no popular, a gente chama queda de cabelo é quando cai mais fio que o ritmo normal. E isso pode acontecer por uma deficiência hormonal ou na alimentação (falta de vitaminas, problemas alimentares), estresse, ansiedade, anemia, infecção. Você sabia que até mesmo a caspa pode ser uma causa?
A primeira coisa que você precisa saber é que seu cabelo, assim como os demais pelos do corpo, é exatamente como você: ele tem um ciclo em que nasce, cresce e morre. Por isso, todos nós perdemos uma certa quantidade de cabelo todos os dias.
Vamos explicar abaixo como se dá esses ciclos:
– Fase de crescimento (anágena): por multiplicação celular, o cabelo começa a crescer a partir da raiz, que, no caso do cabelo, fica sob o couro cabeludo.
– Fase de regressão (catágena): depois de atingir um certo ponto de crescimento, o fio entra numa ‘vibe’ de estabilidade. Aos poucos, vai ficando mais superficial.
– Fase de repouso (telógena): o fio está mais envelhecido, e o corpo começa a preparar sua queda. Um outro novinho começa a ser produzido embaixo.
– Fase de queda (exógena): o fio velho cai e é substituído pelo novo.
Como tratar a queda de cabelo?
O Minoxidil é um princípio ativo muito prescrito para tratamento de queda capilar e alopecia, visando o fortalecimento e ao aumento da quantidade dos fios.
Como funciona o Minoxidil para o cabelo?
Minoxidil é um ativo vasodilatador que melhora o fluxo sanguíneo local, revitaliza os folículos, reduz a queda capilar e mantém o cabelo por um período maior na fase anágena, fazendo com que os fios ganhem comprimento e espessura, tratando as áreas afetadas pelo processo de miniaturização capilar. Ou seja, o produto pode fazer com que os fios voltem a crescer nas áreas onde já não cresciam mais, atenuando as falhas e ajudando muito na melhora da autoestima de homens e mulheres que sofrem com a alopecia androgenética, ou queda acentuada de cabelo.
Quanto tempo o Minoxidil começa a fazer efeito?
O efeito do Minoxidil varia de acordo com o organismo de cada pessoa. Em alguns casos mais raros, os resultados são imediatos, aparecendo em poucos dias, mas geralmente é preciso insistir pelo menos algumas semanas ou meses para que as mudanças comecem a ser mais perceptíveis.
Como o produto age no engrossamento na estrutura dos fios, que se originam no folículo, sua ação pode ser notada quando estes já tiverem comprimento para serem observados a olho nu.
Minoxidil: Loção ou capsulas qual escolher?
O Minoxidil pode ser encontrado em gotas, spray ou espuma. Isso significa que o produto precisa ser aplicado diretamente no couro cabeludo, com algumas borrifadas na área afetada pela perda capilar, e esfregado em seguida.
Já o Com o Minoxidil manipulado oral, o paciente fica livre daquela sensação de couro cabeludo sujo, oleoso ou com textura desagradável, típico do tratamento em loção. Além disso, estudos mostram que a versão oral, vem apresentando ótimos resultados contra a queda de cabelo e até no crescimento da barba.
Como usar esse medicamento?
O medicamento deve ser administrado nos mesmos horários todos os dias e de acordo com o esquema de doses indicado pelo médico. Evite aumentar ou reduzir as doses prescritas pelo especialista, assim como o tempo de tratamento.