MELASMA – Atenção aos cuidados com a pele

Manchas na pele, em especial no rosto e pescoço, podem significar a presença do que chamamos de melasma, que é a superprodução de melanina pelo organismo. Na verdade não existe uma causa definida para o aparecimento do melasma, e os motivos devem ser analisados por médicos dermatologistas.

Fatores como exposição ao sol, altas temperaturas, anticoncepcionais, fatores hormonais, gravidez, predisposição genética, doenças na tireoide e algumas medicações podem desencadear a superprodução de melanina, fazendo surgir as manchas na pele.

Melasma tem cura?

Mais comum em mulheres, homens também podem ser acometidos de melasma, que não é cancerígeno. Você pode até encontrar informações dizendo que o melasma não tem cura, mas para a medicina e a farmacologia muita coisa é possível de se alcançar. Se você procurar, também vai encontrar relatos de pessoas que se livraram dessas manchas que comprometem a aparência da pele.

Epidérmico, dérmico e misto são os três tipos de melasma existentes. O primeiro atinge a camada superior da pele, é marrom e com borda definida. O dérmico prejudica níveis mais profundos da pele, apresentando manchas escuras e acinzentadas. Já o misto é a combinação dos dois primeiros e o mais complicado de tratar.

Procure um dermatologista

Se você se identificou com o problema, não se desespere se alguém disser que o melasma não tem cura. Até porque o estresse agrava o problema! O fato é que, com o avanço constante da tecnologia, medicamentos e tratamentos estéticos, não faltam opções para quem deseja buscar ajuda. O importante é ter consciência de que tratar o melasma é uma iniciativa que vem de dentro para fora e de fora para dentro. Cuidar da pele é um exercício diário que traz resultados incríveis!

Melhore o autocuidado e resgate seus momentos de alegria!

Conheça os produtos da Farma Viva ou nos envie a receita que seu dermatologista passou clicando aqui. Não deixe para depois, fique em dia com sua pele!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *