Como prevenir a acne e cuidar melhor da pele
Se tem uma coisa que incomoda muita gente são as chamadas espinhas. Apesar de serem mais comuns entre adolescentes, elas também afetam adultos.
Entender exatamente o que é a acne é o primeiro ponto para iniciar um tratamento adequado. Pensando nas dúvidas sobre o tema, preparamos um conteúdo completo para você.
O que é a acne?
A acne é uma dermatose que provoca lesões na pele, causada por uma maior produção de sebo pelas glândulas sebáceas.
Esse excesso de oleosidade favorece o acúmulo de sujeira que obstrui os poros e ocasiona a proliferação de bactérias, resultando em cravos e espinhas.
Entre os sintomas da acne também surgem vermelhidão, irritação e, em casos mais severos, a dor.
Tipos de acne
Existem vários tipos de acnes, separadas por grau e outros fatores, sendo cada uma delas originária de situações diferentes
Acne grau 1:
A mais comum das acnes é aquela que se manifesta na puberdade, por volta dos 14 anos. São pequenas e costumam surgir na testa, nariz, bochecha.
Acne grau 2
A espinha, como é chamada, promove erupção na pele com presença de pus, em formato arredondado e endurecido, de cor avermelhada, podendo causar dor.
Seu surgimento está relacionado à inflamação das glândulas sebáceas e proliferação de microrganismos na região afetada.
Acne grau 3
A presença de nódulos internos na pele é um indício de que existe esse tipo de acne, no geral, afetando o rosto, costas e tórax. São doloridos e palpáveis, surgindo na adolescência ou no período menstrual.
Acne grau 4
Este tipo de acne é considerado grave e que predispõe a formação de cistos grandes e inflamações exacerbadas.
A principal característica é um conjunto de lesões próximas umas das outras, com a presença de pus e múltiplos abscessos, que causam deformação da pele e cicatrizes.
Acne grau 5
As lesões são semelhantes às da acne tipo 4, porém maiores, mais extensas e acometem uma extensão maior do corpo, além de causarem sintomas como febre, dor nas articulações e mal-estar. Na maioria dos casos, a situação é vivenciada por pessoas do sexo masculino.
Agora que você já conhece todos os tipos de acnes, vamos descobrir quais os cuidados que devemos ter com esse tipo de pele.
Cuidados com a pele
A limpeza regular da pele com os produtos certos é imprescindível para uma rotina de tratamento eficaz. É importante eliminar óleos e impurezas que obstruem os poros e acumulam bactérias, tanto no período de manhã e tarde quanto à noite.
Tal hábito permite que a sua pele se regenere naturalmente e minimiza o risco de formação de novas espinhas.
Manhã
Pela manhã é fundamental lavar o rosto com um sabote específico para pele oleosa ou acneica.
Depois, aplique vitamina C, de rápida absorção, para ajudar a controlar a oleosidade e em seguida, o protetor solar.
Tarde
Aqui é importante renovar o protetor solar para manter a proteção da pele contra o efeito de luzes artificiais ou até mesmo raios solares.
Para controle do excesso de brilho, use spray antioleosidade.
Noite
A limpeza à noite é particularmente importante para quem tem pele com tendência à acne. Deixar de remover o excesso de óleos, maquiagem e outras impurezas é arriscar obstruir os poros durante a noite.