6 dicas para melhorar a imunidade
Como anda a sua saúde? Com a correria do dia a dia, muitas vezes nos esquecemos de prestar atenção em detalhes simples como nosso sistema imunológico. Um sinal de que a sua saúde não anda bem é ter gripes, resfriados e outras doenças com muita frequência.
Mas afinal, o que é o sistema imunológico e como fazer para melhorá-lo? Continue lendo este artigo que vamos explicar tudo.
O que é o sistema imunológico?
O sistema imunológico, também conhecido como sistema imune ou imunitário, é um conjunto de elementos existentes no corpo humano. Esses elementos interagem entre si e têm como objetivo defender o corpo contra doenças, vírus, bactérias e micróbios.
A importância de fortalecer a imunidade
O sistema imunológico representa a defesa do corpo humano, dessa forma, quando ela está alta, mesmo que esses invasores ataquem, você se sentirá bem e disposto.
Já com ela baixa, os contratempos como cansaço e falta de disposição, aparecem com muita frequência. Estar com uma boa imunidade diminui as chances de contrair algum microrganismo e, consequentemente, algumas doenças.
4 sintomas de imunidade baixa
A imunidade baixa pode ser percebida quando o organismo dá alguns sinais, separamos os principais:
1 – Cansaço excessivo.
2 – Infecções recorrentes, como amigdalite ou herpes.
3 – Doenças simples, mas que demoram a passar ou que agravam facilmente, como gripe.
4 – Queda acentuada de cabelo.
O que fazer para aumentar a imunidade?
Para melhorar a imunidade é importante que você mude os hábitos de vida e adote algumas medidas.
1 – Ter uma alimentação saudável
A alimentação é a base de como aumentar a imunidade, por isso invista em refeições com alimentos ricos em vitaminas e minerais, entre eles:
– Gengibre: rico em antioxidantes e com propriedades antibacterianas, ele é uma boa opção para quem está buscando fortalecer o organismo.
– Frutas cítricas: as frutas cítricas, como a laranja, o limão, a acerola e o kiwi, por exemplo, são ricas em vitamina C, dando um reforço extra à imunidade.
– Sementes de girassol: a semente de girassol possui uma grande quantidade de vitamina E, que melhora a imunidade e protege nosso corpo contra substâncias tóxicas.
– Pimenta e cenoura: isso porque ambas são fontes de betacaroteno, que se transforma em vitamina A e ajuda a proteger o organismo contra infecções.
– Alimentos ricos em zinco: aqui entram a carne, os cereais integrais, sementes, leguminosas (feijão, grão de bico, ervilha), e sementes. O zinco é um forte aliado no combate a gripes e resfriados.
2 – Praticar atividades físicas
A prática regular de atividades físicas promove benefícios significativos para a saúde. Os exercícios estão ligados a uma melhoria do funcionamento do organismo, de maneira geral.
Eles ajudam, por exemplo, na circulação sanguínea, equilíbrio do colesterol e glicose, redução do triglicerídeos e controle do peso. Desse modo, todos esses pontos positivos aumentam a imunidade.
3 – Priorizar o sono
Ter boas noites de sono é uma forma natural de aumentar a imunidade. O corpo humano precisa do período correto de descanso para repor as energias. Por isso, dê mais importância para a qualidade do seu sono: lembre-se que o recomendado é cerca de 6 a 8 horas por noite.
4 – Evitar o estresse
Assim como o sono e a alimentação inadequados, o estresse excessivo também pode ser um dos principais responsáveis pela baixa imunidade. Isso porque as tensões podem impedir que as células do seu corpo funcionem adequadamente, dando espaço para o surgimento de doenças.
Assim, mesmo que pareça difícil fugir do estresse cotidiano, procure sempre investir em atividades que te fazem bem.
5 – Beber muita água
Não espere sentir sede para beber água: a ingestão de líquidos retira o excesso de impurezas do organismo e ajuda a prevenir doenças.
A quantidade de consumo de água por dia pode variar, a depender de fatores como a idade e o peso de cada pessoa, bem como o clima e a temperatura de onde ela vive. Mas segundo o Ministério da Saúde, o ideal é ingerir no mínimo dois litros de água por dia. Uma dica muito boa é ter uma garrafinha por perto, assim você não esquece de se hidratar.
6 – Evite o consumo de bebidas alcoólicas
O consumo excessivo de bebidas alcoólicas provoca danos severos no organismo, principalmente no sistema imunológico. Sendo assim, para evitar consequências sérias para a saúde física é importante evitar.